Segunda-feira é sempre o dia oficial para tomar decisões, planejar e colocar em prática mudanças no melhor estilo “agora eu começo”. Brincadeiras à parte, por que não fazer algo que impactará sua rotina, saúde e, de quebra, o planeta para melhor, como deixar de comer carne um dia na semana?

Você já ouviu falar da Segunda Sem Carne? Trata-se de um movimento que chegou ao Brasil em 2009, a partir de uma campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Ela é um incentivo para que as pessoas deixem de consumir carne pelo menos uma vez da semana. O dia escolhido foi segunda-feira, justamente porque é sempre na segunda que desejamos começar a semana fazendo algo novo, certo? Segunda é conhecida como o dia de começar a dieta, então por que não começar a se alimentar de forma a tornar o mundo melhor?

Para quem não é vegetariano, mas quer contribuir com o planeta ou até mesmo descobrir como é se alimentar sem animais, a Segunda Sem Carne é a oportunidade perfeita.

A campanha existe em mais de 40 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde é encabeçada por ninguém mais, ninguém menos que o ex-Beatle Paul McCartney. Já no Brasil, ela foi lançada em outubro de 2009 e conta com o apoio de grandes nomes, como Xuxa, Yasmin Brunet, Sabrina Sato e Bela Gil.

Como o próprio nome sugere, o objetivo é ficar um único dia sem comer carne. Ok, você pode pensar que talvez isso seja insignificante. Mas já pensou se essa atitude for abraçada por milhares, milhões e bilhões de pessoas a longo prazo? Um estudo publicado na revista especializada Nature, em 2019, alertou para a relação entre o consumo de carne e as mudanças climáticas, visto que sua produção gera gases do efeito estufa, causa desmatamentos e usa quantidades altíssimas de água e energia elétrica.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, deixando de lado a proteína de origem animal e seus derivados do cardápio em um dia, você ajuda a poupar 3.400 litros de água – o equivalente a 26 banhos de 15 minutos – e 14 quilos de CO² emitidos na atmosfera – igual a 100 km rodados num carro popular.

Mas para aqueles que não são adeptos do #SegundaSemCarne deve ter uma dúvida: é possível comer bem sem carne? A resposta é sim. E na Boali temos diversas opções disponíveis e saudáveis para todos quem já adotou o consumo sem carne e novos adeptos.

Imagem: reprodução SVB

Deixe um comentário