Obrigado a manter as portas fechadas por quatro meses antes da flexibilização da quarentena, o setor de alimentação está entre os mais atingidos na pandemia da covid-19. A solução para não naufragar foi apostar no sistema de delivery, que teve um crescimento exponencial. Mesmo após a reabertura dos estabelecimentos ao público, a modalidade continua a representar uma parcela importante do faturamento. Se em 2019 somente 9% das vendas eram feitas por entrega no Brasil, hoje o sistema bate 32% do total – e a previsão é de que esse porcentual se mantenha em 2021.
Nesse cenário, os aplicativos de entregas viram a demanda explodir. Segundo uma pesquisa da startup de gestão de finanças Mobilis, os gastos do brasileiro com os principais participantes do mercado (iFood, Uber Eats e Rappi) cresceram 103% no primeiro semestre de 2020.
Mas a relação entre os estabelecimentos e as empresas de entrega nem sempre é tranquila. Entre as empresas menores, as reclamações vão das altas taxas cobradas (entre 25% e 30%) à falta de visibilidade nas plataformas em detrimento de marcas maiores ou que têm contrato de exclusividade e o atendimento moroso (veja em reportagem nesta página as respostas dos aplicativos em relação a essas queixas).
Diogo Cicconi, sócio da hamburgueria Cena011, diz que o que pesa mesmo são as taxas. “Você percebe que, na semana, dos R$ 5 mil que faturou, R$ 2 mil foram para os aplicativos”, diz. “Por outro lado, se a gente depender só de público físico neste momento, não vai rolar. Ruim com eles, pior sem eles.” Hoje, a modalidade representa 50% do faturamento.
Segundo ele, um outro problema é o dos dias de chuva e datas comemorativas, em que os aplicativos diminuem o raio de entrega ou até “fecham” virtualmente estabelecimentos que estão abertos. “Pior é que são os dias em que a gente mais precisa deles”, diz. No caso do iFood, a solução da hamburgueria foi optar pela entrega híbrida, em que o estabelecimento se compromete a atender ao pedido, mesmo que o app não tenha entregadores disponíveis.
Parceiros na crise
Depois de 11 anos de experiência com delivery próprio, o árabe Baruk foi mais um que embarcou na onda da exclusividade. Segundo o sócio Gustavo Batistel, o novo acordo com o iFood, de quem o restaurante já era parceiro, tem sido benéfico. “Conseguimos uma taxa mais acessível e temos um atendimento preferencial”, diz.
Já o empresário Rodrigo Barros, CEO da rede de alimentação saudável Boali, afirma que, se não fosse a parceria com o iFood, metade das 40 lojas da marca teriam fechado e 150 pessoas teriam perdido o emprego durante a pandemia. “Foi um fator sine qua non na sobrevivência da empresa”, diz.
A presença nos aplicativos também foi essencial para a rede Detroit SteakHouse, que tem 19 unidades. Hoje, 95% delas contam com o serviço. “Os aplicativos cresceram rápido demais na pandemia, ganhando em torno de 3 anos em somente 3 meses”, diz o sócio-diretor Fábio Marques Jr. “Começaram a atender muitos clientes do dia para a noite, por isso tantas dificuldades operacionais ocorreram, mas estão tentando melhorar e ajustar.”
Marcas poderosas
Manter uma logística própria de entrega para cobrir as lacunas dos aplicativos, no entanto, tem um custo alto com o qual poucos podem arcar. “Queira ou não, os aplicativos grandes fornecem uma solução completa”, afirma Bruno Grinberg, diretor de tecnologia e delivery da Cia. Tradicional de Comércio, dona de marcas como pizzaria Bráz, Lanchonete da Cidade e os bares Pirajá e Astor.
O grupo já trabalhava com entrega em um esquema multicanal desde 2018. “Não somos exclusivos de nenhum aplicativo e temos também canais e sistema próprios para pedidos e entregas”, diz. Segundo Grinberg, a relação institucional do grupo com as plataformas é boa. “Os grandes acabam tendo uma situação diferenciada porque são marcas muito fortes, com volumes de vendas importantes.”
No caso dos restaurantes paulistanos A Casa do Porco, Bar da Dona Onça e Hot Pork, a opção foi firmar um acordo de exclusividade com o iFood e criar uma operação própria de delivery para atender pedidos em perímetros que a plataforma não contempla. “Conseguimos uma parceria melhor com eles e taxas mais interessantes, mas é claro que tem prós e contras, como tudo na vida”, conta a chef Janaína Rueda. “A luta dos restaurantes pela diminuição das taxas é totalmente válida. As empresas grandes têm de repensar, porque o maior desafio em 2021 é manter os restaurantes abertos”, acrescenta.
Fonte: Estadão
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