A saúde da mulher tem cuidados específicos, e uma dieta balanceada é fundamental para manutenção da imunidade, vitalidade e energia.
Para auxiliar na escolha de pratos mais nutritivos e completos, listamos algumas opções de alimentação saudável para o organismo da mulher, de qualquer faixa etária. Conheça abaixo:
10 alimentos para imunidade e saúde da mulher
Cálcio
Alimentos com cálcio são essenciais para a mulher, especialmente após os 30 anos. Esse elemento é encontrado principalmente no leite e seus derivados, bem como em verduras escuras, frutas e alguns tipos de peixe. É importante lembrar que, durante a menopausa, o corpo apresenta uma deficiência na absorção do cálcio, por isso, é importante consumi-lo para manter os ossos fortes e saudáveis.
Vitaminas C e D
A vitamina C, presente em frutas cítricas, é um excelente antioxidante que possui benefícios rejuvenescedores para a pele e ajuda na cicatrização. A vitamina D, ao contrário do nome, é um hormônio e tem grande importância para a saúde, pois aumenta a imunidade, previne alguns tipos de câncer e fortalece a estrutura óssea. Pode ser absorvida por meio da exposição à luz solar moderada ou por alimentos, como peixes, gema de ovo, cogumelos.
Soja
Responsável por regular os níveis de estrógeno, hormônio ligado ao controle da ovulação e ciclo menstrual, essa proteína vegetal previne colesterol e problemas cardiovasculares. Além disso, a soja ajuda a equilibrar a alimentação, pois seu consumo oferece a sensação de saciedade.
Fibras
As fibras são encontradas em farinhas integrais, farelos – a aveia, por exemplo –, leguminosas e frutas. São conhecidas por regular a flora intestinal e têm a vantagem de eliminar o excesso de glicose (açúcar) e colesterol do sangue. Uma excelente dica é aproveitar ao máximo os benefícios desse nutriente e consumi-la com frequência para substituir cereais refinados, como arroz e farinha brancos, fubá, amido de milho etc.
Oleaginosas
Castanhas, nozes e amêndoas contêm diversos minerais e vitaminas importantes e são fontes de gorduras boas que protegem a saúde do coração, além de apresentar ação anti-inflamatória. A melhor maneira de ingeri-las é entre as refeições, na versão in natura e sem sal, limitando-se a poucas unidades por dia.
Vegetais
Especialmente as verduras com folhas escuras, como rúcula, agrião, espinafre, entre outras, são excelentes para o metabolismo e devem ser ingeridos regularmente. Esses vegetais evitam estresse, anemia, osteoporose, doenças do sangue e do coração, e o ideal é prepará-los crus para preservar todas suas propriedades nutricionais.
A Boali, a maior rede de franquias de alimentação saudável do Brasil, tem opções de pratos saudáveis e nutritivos para todos os gostos. Clique aqui para encontrar uma Boali perto de você e confira nosso blog para ver mais dicas de saúde e bem-estar.
Leia mais sobre o assunto:
Coronavírus: hábitos alimentares para fortalecer o sistema imunológico