A alimentação tem o grande poder de influenciar não só a nossa saúde física, como também a nossa saúde mental. É fato que as doenças como depressão, síndrome do pânico e crise de ansiedade estão aparecendo com cada vez mais frequência na população mundial. Este fato vem preocupando muito as pessoas e também os profissionais da saúde.
Tal fator contribuiu para que nos últimos anos fossem realizados diversos estudos com o objetivo de entender a relação entre os alimentos que colocamos para dentro do nosso corpo e a nossa saúde mental.
Alguns pesquisadores acreditam que uma alimentação pobre em nutrientes e rica em comidas processadas, como salgadinhos, hambúrgueres industrializados, macarrão instantâneo e refrigerantes, pode estar relacionado a um mau funcionamento da mente.
Já quem se alimenta de produtos frescos e naturais, como legumes, verduras e frutas, tem o risco menor de desenvolver depressão, entre outros transtornos mentais.
Porém, é muito importante ressaltar que em todos os casos de transtornos mentais apenas melhorar a alimentação não é a forma de tratar o problema. A pessoa que está passando por um processo como este, deve procurar profissionais como psicólogos e psiquiatras. É necessário fazer o tratamento médico adequado, aliado a uma boa dieta e prática de exercícios físicos.
Dicas para uma boa alimentação
Existem inúmeros nutrientes que são muito benéficos para nossa saúde mental. Veja alguns alimentos em que é possível encontrar esses nutrientes.
Lentilha
Na lentilha é possível encontrar o seguintes nutrientes: zinco, cobre e manganês. Eles auxiliam no processo de proteção do organismo contra os radicais livres. Além disso, estes nutrientes podem evitar alterações no cérebro.
Frutas, verduras e cereais
Nestes alimentos, você encontra fibras alimentares e flavonóides, importantes para ajudar a diminuir o estresse. Por isso, invista sempre em uma alimentação rica em verduras, frutas e cereais. Conte com o cardápio Boali!
Grãos
A vitamina B1 é uma das mais essenciais para o nervos e bom funcionamento do cérebro. Este nutriente também é capaz de ajudar o organismo a ter uma resistência maior a situações de estresse. A vitamina B1 é encontrada nos grãos, peixes e oleaginosas.
Frutos do mar
Nos frutos do mar é possível encontrar a vitamina D, nutriente extremamente necessário para a saúde mental. Porém, sua principal fonte é a exposição ao sol. Para que você consiga obter a quantidade por dia necessária, pegue sol por pelo menos 20 minutos diários.
Por fim, as dicas são: faça atividades físicas, pegue mais sol, dê adeus aos alimentos ultraprocessados e invista em uma alimentação balanceada.
E claro, para qualquer tipo de problema na sua saúde mental, procure ajuda psicológica!