A alimentação tem o grande poder de influenciar não só a nossa saúde física, como também a nossa saúde mental. É fato que as doenças como depressão, síndrome do pânico e crise de ansiedade estão aparecendo com cada vez mais frequência na população mundial. Este fato vem preocupando muito as pessoas e também os profissionais da saúde. 

Tal fator contribuiu para que nos últimos anos fossem realizados diversos estudos com o objetivo de entender a relação entre os alimentos que colocamos para dentro do nosso corpo e a nossa saúde mental. 

Alguns pesquisadores acreditam que uma alimentação pobre em nutrientes e rica em comidas processadas, como salgadinhos, hambúrgueres industrializados, macarrão instantâneo e refrigerantes, pode estar relacionado a um mau funcionamento da mente. 

Já quem se alimenta de produtos frescos e naturais, como legumes, verduras e frutas, tem o risco menor de desenvolver depressão, entre outros transtornos mentais. 

Porém, é muito importante ressaltar que em todos os casos de transtornos mentais apenas melhorar a alimentação não é a forma de tratar o problema. A pessoa que está passando por um processo como este, deve procurar profissionais como psicólogos e psiquiatras. É necessário fazer o tratamento médico adequado, aliado a uma boa dieta e prática de exercícios físicos. 

 

Dicas para uma boa alimentação

 

Existem inúmeros nutrientes que são muito benéficos para nossa saúde mental. Veja alguns alimentos em que é possível encontrar esses nutrientes. 

 

Lentilha

 

Na lentilha é possível encontrar o seguintes nutrientes: zinco, cobre e manganês. Eles auxiliam no processo de proteção do organismo contra os radicais livres. Além disso, estes nutrientes podem evitar alterações no cérebro. 

 

Frutas, verduras e cereais 

 

Nestes alimentos, você encontra fibras alimentares e flavonóides, importantes para ajudar a diminuir o estresse. Por isso, invista sempre em uma alimentação rica em verduras, frutas e cereais. Conte com o cardápio Boali!

Grãos 

 

A vitamina B1 é uma das mais essenciais para o nervos e bom funcionamento do cérebro. Este nutriente também é capaz de ajudar o organismo a ter uma resistência maior a situações de estresse. A vitamina B1 é encontrada nos grãos, peixes e oleaginosas. 

 

Frutos do mar 

 

Nos frutos do mar é possível encontrar a vitamina D, nutriente extremamente necessário para a saúde mental. Porém, sua principal fonte é a exposição ao sol. Para que você consiga obter a quantidade por dia necessária, pegue sol por pelo menos 20 minutos diários.

Por fim, as dicas são: faça atividades físicas, pegue mais sol, dê adeus aos alimentos ultraprocessados e invista em uma alimentação balanceada.
E claro, para qualquer tipo de problema na sua saúde mental, procure ajuda psicológica! 

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: