Dias quentes exigem um olhar ainda mais atencioso sobre a saúde, principalmente com a alimentação no verão. Nutrientes e vitaminas, por exemplo, auxiliam no bom funcionamento do organismo e evitam alguns sintomas típicos das altas temperaturas, como tontura, fadiga ou má digestão. Porém, além da seleção do tipo de alimento a ser ingerido, é necessário manter outros cuidados.
Alimentação no verão
O limão, por exemplo, deve ser manuseado com atenção, principalmente quando houver exposição ao sol. O sumo dessa fruta ácida contém furocumarina, um composto fotoativo que provoca manchas e queimaduras na pele ao ser submetido à luz solar. Além disso, um estudo publicado Journal of Clinic Oncology afirma que o contato excessivo com a substância pode causar melanoma, um dos mais perigosos tipos de câncer de pele.
Por seu frescor, alimentos crus, como peixes (ceviche e sashimi) e carnes (quibe cru e steak tartare), costumam ser os queridinhos de uma boa alimentação no verão, mas devem ser evitados nessa temporada: o calor é uma das condições ideais para a multiplicação de micro-organismos prejudiciais à saúde.
Ovo cru é outro ponto de atenção: segundo especialistas, o contágio por Salmonella, um tipo de bactéria causadora de infecções que pode provocar até a morte, está associado ao consumo de ovos crus ou não pasteurizados. Por isso, para fugir da contaminação por essas doenças, é importante cozinhar ou ferver bem esses ingredientes.
Armazenamento e conservação
Durante todo o ano, é preciso prestar atenção na validade e no armazenamento dos alimentos, mas na alimentação no verão esses cuidados devem ser redobrados a fim de prolongar sua conservação e evitar riscos de proliferação de bactérias. Veja alguns exemplos:
- Frutas e legumes devem ser mantidos em sacos plásticos separados nas gavetas na parte de baixo do refrigerador, cuja temperatura ideal deve estar entre 2oC e 10oC. Essa medida impede que esses alimentos estraguem rapidamente.
- Antes de consumir vegetais, também é fundamental deixá-los de molho por uma hora em solução com água limpa e vinagre ou algumas gotas de água sanitária.
- Mantenha os alimentos em potes fechados, preferencialmente de vidro ou herméticos. Não guarde comida na geladeira em pratos ou panelas.
- Em dias quentes, evite deixar os derivados do leite em temperatura ambiente, mas conserve-os embalados sempre.
- Carnes e peixes podem ficar até três meses no freezer, desde que estejam embaixo de 0oC, porém, uma vez descongelados, não podem ser congelados novamente e não devem ficar muito tempo fora da geladeira.
A Boali, maior franquia de alimentação saudável do Brasil, tem um cardápio completo com opções leves e nutritivas especialmente para você fazer uma boa alimentação no verão. Os ingredientes são selecionados, naturais e não processados. Acesse o site e encontre um restaurante perto de você.