Os números não deixam mentir e, nos últimos anos, o veganismo tem conquistado uma boa parcela da população. Dados divulgados pelo Ibope em 2018 revelaram que mais de sete milhões de brasileiros se consideram adeptos ao estilo de vida que elimina o consumo de carne e derivados e ainda deixa de fora a aquisição de artigos ou produtos que contenham ou sejam testados em animais.
Na mesma amostragem, o Ibope trouxe que entre 2012 e 2016 a busca online pelo termo cresceu 1000%. Já uma pesquisa do Google apontou que, nos últimos cinco anos, o interesse pelo tema aumentou em 345%, tendo como ápice o ano de 2019.
Não à toa, o mercado agora tem focado nesse público e as redes de alimentação passaram a repensar seus cardápios, trazendo opções completamente livres de carne, ovos, leite e derivados. Desde 1994, no dia 1º de novembro é comemorado o dia mundial do veganismo, criado por Louise Wallis, então presidente da The Vegan Society, da Inglaterra, que escolheu a data por ser também o aniversário de 50 anos da organização.
Agora, mais do que acompanhar a tendência, implementar opções veganas tem sido fundamental nas estratégias das redes, que veem com bons olhos esse crescimento, e apostam nele para se sobressair nos dias de hoje. E a Boali tem uma variedade de pratos saborosos para os #veganlovers.
Bowl Mediterrâneo com proteína vegetal: mix de verdes, azeitonas pretas, tomate, pepino, hortelã, hommus e quibe vegetal de ervilha.
Bowl de Arroz Integral Veggie: arroz integral, tomate, cenoura, azeitona preta, queijo muçarela, mandioquinha palha. Sugestão do chef: acompanha carne desfiada e molho italiano.
Salada Levíssima Vegana: mix Brasil, quinoa orgância, grão-de-bico, tomate, cenoura, cebola crocante, amendoim, molho árabe.
Wrap Árabe com Faláfel: faláfel (Bolinhos feitos de grão-de-bico), folhas, cebola-roxa, tomate,pepino, hortelã e molho árabe. Pode ser quente (com cream cheese) ou fresco (com folhas). Feito com tortilha multigrãos e acompanha saladinha com granola ou chips.
Wrap Vegano: folhas de espinafre, pasta de homus, pimenta biquinho, brócolis e mandioquinha palha.