Marca The Vegetarian Butcher estará no cardápio da rede brasileira, que prevê dobrar de tamanho em 2021
Por Naiara Albuquerque, Valor – São Paulo
A carne de base vegetal da marca The Vegetarian Butcher, da multinacional Unilever, começou a integrar, neste mês, o cardápio da rede de restaurantes saudáveis Boali.
Os pratos com os produtos — empanados que imitam frango e hambúrguer — estarão disponíveis nas lojas físicas e também no delivery.
Segundo o CEO e sócio-fundador da Boali, Rodrigo Barros, as compras de proteínas vegetais produzidas pela Unilever começaram em 1,7 toneladas ao mês e devem chegar a 3,5 toneladas até o fim do ano. A maionese vegana da Hellman’s, outra das marcas da multinacional, também estará no cardápio.
Com 40 lojas espalhadas por 14 Estados do país, a Boali quer dobrar sua presença no mercado brasileiro inda em 2021. O plano inclui fortalecimento da rede no Sudeste e chegada a praças como Belém e Manaus.
“Entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, nossas vendas no iFood cresceram 23%”, disse Barros ao Valor.
Hoje, os pratos com opções vegetarianas representam 15% do cardápio da Boali.
Segundo ele, a diversificação de modelos de negócios, com a abertura de lojas em bairros, além da adoção crescente da segunda-feira sem carne, sustentou o crescimento da empresa mesmo com a piora da pandemia de covid-19 no país. Para chegar a 80 lojas até o fim do ano, a Boali também avalia a compra de uma rede. Não há, no entanto, nenhuma formalização até o momento, diz o empresário.
Camille Lau, gerente de marketing da Unilever Food Solutions, afirma que acompanhia fechará parcerias com restaurantes e outras empresas de maneira gradual. “Não vamos pegar nenhum atalho para desenvolver nosso produto. No tempo certo, levaremos nossa estratégia para outros canais, como estamos fazendo agora com a Boali”, disse.
Presente na América Latina, Europa e Ásia, a The Vegetarian Butcher fechou no ano passado um acordo de fornecimento à rede Burger King. Desde novembro, os produtos à base de soja, trigo, óleo vegetal, ervas e cebola podem ser encontrados nas lojas da rede do México. Recentemente, a novidade chegou também à China.
A Unilever comprou a The Vegetarian Butcher, fundada pelo holandês Jaap Korteweg, no fim de 2018. Foi ele o responsável por criar a marca e também o hambúrguer vegetal que deu início à trajetória da empresa, em 1998.