Como já sabemos, segunda é o dia de mudar a dieta, adquirir novos hábitos e transformações em nossa vida, certo? Então por que não aproveitar e experimentar algo novo?
O movimento “Segunda sem Carne” tem o propósito de conscientizar a todos sobre o impacto do consumo dos produtos de origem animal, tanto em nossa saúde quanto no planeta.
Lançado em 2003, o movimento hoje é considerado o maior do mundo, sendo apoiado por governos, instituições, empresas e celebridades.
No Brasil, apenas no primeiro semestre de 2019 foram consumidos mais de 42 milhões de refeições vegetarianas! Esses números expressivos são resultados da parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira com diversas empresas e órgãos públicos.
Então, porque devemos considerar ficarmos um dia sem comer carne?
Para os animais
Anualmente no mundo são mortos cerca de 70 bilhões de animais terrestres para nossa alimentação. Segundo o IBGE, apenas no Brasil, no terceiro trimestre de 2019, 1,67 bilhão de animais foram abatidos para consumo.
Baseado nestes números, o movimento “Segunda sem carne” defende que uma alimentação sem ingredientes origem animal mais ética, saudável e sustentável.
Para o planeta
A pecuária é a atividade humana que mais causa impacto para o meio ambiente, isso porque consome uma grande quantidade de água e comida ( grãos para alimentação dos animais). Para manter esta atividade, são necessárias grandes áreas de pasto e plantio, tendo como resultado, além dos malefícios da monocultura, a contaminação de mananciais e também erosão.
A pecuária também é a principal causa da destruição das florestas tropicais e outras áreas naturais, sendo a responsável hoje pela maior parte do desmatamento da Amazônia Legal.
Para a nossa saúde
Um dia na semana pode fazer a diferença no mundo, mas principalmente no seu organismo.
Incentivar a redução do consumo de carne e, consequentemente o aumento da ingesta de legumes, verduras, cereais e frutas, favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes. Tal atitude inclusive é incentivada e recomendada pelo Guia Alimentar para população Brasileira do Ministério da Saúde.
Mas para reduzir o consumo deste item e substituir a carne da maneira correta, temos que pensar no cardápio com bastante cuidado, e apostar em alimentos ricos em proteínas- como lentilha, feijão, ervilha, grão de bico e outros alimentos. Vale consultar um nutricionista para que sua alimentação não fique deficiente!
São muitas opções! O que não falta são alimentos deliciosos e saudáveis para passar sua segunda sem sentir falta da carne!
A Boali tem diversas refeições que podem te ajudar a iniciar seu projeto Segunda Sem Carne, todas ricas em nutrientes e com muito sabor. E o melhor, entregues diretamente à sua porta.E se você gosta de conteúdos sobre boa alimentação e qualidade de vida, fique aqui conosco em nosso blog.
Não esqueça de nos seguir no Instagram @BoaliBrasil, para ter nossas novidades em primeira mão.