Ao entrar no mundo do empreendedorismo é preciso ter consciência que a pressão por resultados positivos será grande. E consequentemente, o tempo para os afazeres pessoais pode diminuir se o empreendedor não souber equilibrar seu trabalho com a sua vida pessoal. 

Neste post, você vai conferir algumas dicas de como conciliar a sua produtividade com qualidade de vida no momento de empreender. 

 

 

Planeje-se

 

 

Para começar a empreender, abrir um negócio do zero ou investir em uma franquia, é preciso planejamento. Isso inclui considerar os seguintes pontos:

 

  • Metas que você deseja atingir (a curto e longo prazo);
  • Capital de investimento inicial e capital de giro;
  • Definir qual a missão, visão e valores do empreendimento; 
  • Planejamento estratégico – vender o que, para quem e quando. 

 

Com tudo planejado, você saberá por onde começar e para onde ir, ou seja, será mais produtivo na sua jornada. 

 

Vida pessoal x profissional – Saiba equilibrar 

 

Busque organizar sua vida pessoal e familiar além da profissional. Isso significa que como empreendedor, será necessário definir um horário de trabalho, mas também saber o seu limite, para ter tempo de você curtir a família e amigos. Afinal, ter momentos de lazer é extremamente importante, e mudar o foco da mente faz com que você volte para o trabalho mais criativo e produtivo. 

 

Estabeleça metas 

 

 

Além das metas que você deseja atingir com o empreendimento, estabeleça metas de trabalho diárias. Como por exemplo, criar uma agenda com seus compromissos, reuniões, entrevista com funcionários, ideias que você precisa testar, etc. Desta forma, será mais fácil segui-lás e não esquecer os compromissos. 

 

Livre-se de distrações 

 

Para manter a produtividade em qualquer trabalho é indispensável se livrar das distrações. Ler e-mails a todo momento, ficar preso às redes sociais são atitudes que acabam tomando grande parte do nosso tempo e faz com que a procrastinação aconteça. Além disso, saiba definir o que te distrai e te faz perder o foco no seu planejamento, e a partir daí estude formas para se livrar dessas situações. 

 

Equipe de trabalho 

 

 

Delegue. Contrate profissionais para dividir as tarefas com você. Desta forma, você não fica sobrecarregado, e consegue até ter mais soluções e ideias em conjunto para alavancar seu negócio. Um bom trabalho em equipe é capaz de fazer qualquer negócio crescer. Por isso, invista em profissionais qualificados. 

 

Continue navegando em nosso Blog, para mais dicas de empreendedorismo e qualidade de vida.

 

 

%d blogueiros gostam disto: