Com o público cada vez mais preocupado com a saúde e bem-estar, o mercado de alimentação saudável no Brasil vem crescendo a cada ano e ganhando cada vez mais espaço.

Segundo pesquisa da agência Euromonitor, nos últimos anos, este segmento cresceu em média 98%, tornando-se o quarto maior mercado do mundo. A previsão para até 2021 é de um crescimento de 4,41% por ano. 

Estes números mostram o quanto esta tendência veio para ficar. Para exemplificar, temos visto cada vez mais nas mesas e sacolas de compras dos brasileiros alimentos que até então não eram muito comuns na sua alimentação, como quinoa, chia e linhaça. 

 

Orgânicos e artesanais 

 

Produtos orgânicos e artesanais, como por exemplo pães e kombuchas (bebida probiótica), comprados diretamente das mãos de produtores locais passaram a ser priorizados por muitos brasileiros. Isso se deve ao fato do perigo dos agrotóxicos para a saúde da população, uma questão que preocupa, e muito! Por isso, vemos  cada vez mais pessoas preferindo comprar frutas, verduras e legumes orgânicos. 

 

POR-QUE-O-MERCADO-DE-ALIMENTAÇÃO-SAUDÁVEL-É-TÃO-PROMISSOR

 

Sem glúten e lactose

 

por-que-o-mercado-de-alimentacao-saudavel-e-tao-promissor

 

 

As alergias e intolerâncias a determinados alimentos estão se tornando um problema não só no Brasil, como no mundo. O que antes era um fato de relevância restrita, hoje está no topo dos assuntos debatidos por médicos e nutricionistas, pois cada vez mais nos deparamos com um grande número de criança e adultos intolerantes a lactose e glúten. Este fato cria então um novo mercado, onde restaurantes e marcas se adaptam e oferecem diversas linhas de produtos “livres de”. 

A pesquisa realizada pela agência Euromonitor apontou também que os produtos sem glúten e lactose são a principal tendência no setor de alimentação saudável, com previsão de crescimento no país até 2022. Estima-se que as vendas deste tipo de alimento cresça entre 35% e 40% ao ano. 

 

Público vegano e vegetariano 

 

Devido às intolerâncias citadas acima e o impacto ambiental dos produtos de origem animal, o público vegano e vegetariano vem se tornando cada dia mais presente. Tanto que boa parte dos restaurantes hoje oferecem produtos focados neste tipo de cliente ou estão procurando adaptar seu cardápio.  Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018, o número de vegetarianos no Brasil quase dobrou em apenas 6 anos, chegando a 29 milhões de pessoas. Veja abaixo um infográfico que apresenta este crescimento:

 

POR-QUE-O-MERCADO-DE-ALIMENTAÇÃO-SAUDAVEL-E-TAO-PROMISSOR

Fonte: SVB

 

Estes dados nos fazem ter a certeza que o mercado de alimentação saudável é extremamente promissor. E empresas que ainda não estão buscando se adaptar a ele, poderá perder espaço no mercado. 

 

Ficou interessado neste tipo de setor e quer abrir uma franquia de alimentação saudável? Entre em contato conosco e saiba como se tornar um franqueado Boali. 

 

 

%d blogueiros gostam disto: