Descobrir um propósito na vida nem sempre é simples. Muitas pessoas passam anos tentando encontrar uma resposta e uma razão para suas existências. No ato de empreender, o caminho para identificar o propósito ideal deveria ser mais fácil? John Elkington, precursor e referência mundial na área de sustentabilidade social e ambiental, definiu a estratégia dos três Ps para uma gestão inspiradora: profit, people, planet. Isso significa que, em vez de lucro financeiro, as empresas devem focar no fomento de valores econômicos, sociais e ambientais.
O autoconhecimento é primordial para encontrar um propósito e entender por que agir de determinada forma deve ser o primeiro passo. Segundo o conceito japonês Ikigai, a “razão de ser” de qualquer indivíduo é unir paixão, missão, trabalho e talento para atingir o equilíbrio interior e, consequentemente, sentir-se completo. Essa trajetória também exige resiliência nos momentos desafiadores, especialmente ao empreender. Porém, com essas ideias em mente, a busca por um modelo de negócio torna-se mais simples.
Um exemplo de negócio com um propósito definido é o mercado de franquias. Nesse caso, o caminho ideal para empreender nesse ramo é pesquisar uma rede que melhor se encaixe em sua “razão de ser”. A principal vantagem é que as franquias possuem um plano, marca e, principalmente, valores já consolidados, por isso, não é necessária a implantação do zero.
Como em qualquer segmento, a motivação e a realização pessoal são construídas no dia a dia, com uma rotina de significado para quem quer empreender – e não um pensamento voltado apenas para os números. Esse propósito, se bem aplicado, também impactará positivamente o público interno e será sentido pelo cliente final, garantindo um cenário sustentável e duradouro.
Além disso, o mercado de franquias mostra-se bastante promissor. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no segundo trimestre de 2019, os números do setor no Brasil fecharam com um aumento de 5,9% – se comparado ao mesmo período do ano passado –, movimentando mais de 40 bilhões de reais. Sobretudo, o segmento de alimentação foi o campeão em faturamento e o responsável por mais de um quarto desse total.
Em uma franquia, as possibilidades são infinitas e compatíveis aos diversos perfis de empreendedores. Com tamanha variedade, é possível encontrar satisfação pessoal por meio de valores sólidos e desafios estimulantes. Investir e empreender no que se acredita é o verdadeiro propósito.
Acesse nosso blog para receber informações sobre empreendedorismo, mercado de franquias e dicas de vida saudável.