Ter uma franquia de marca conhecida ajuda muito no sucesso do negócio, afinal, como já é consolidada no mercado atrai facilmente muitos clientes. Porém, somente isto não basta.
Mesmo com o aval da marca e do suporte, é preciso que o franqueado tenha uma gestão de excelência em todos os sentidos.
Se você abriu uma franquia ou está pensando em investir em uma, veja as dicas que vão te ajudar a melhorar a gestão do seu negócio.
Dedicação
Se dedicar ao seu negócio é a chave para o sucesso! Estude sobre administração, empreendedorismo, finanças, gestão de pessoas e atendimento ao cliente. Toda essa bagagem de conhecimento vai te ajudar a ter uma gestão de excelência. Dedique-se em melhorar a sua franquia e em motivar seus funcionários, investindo em treinamentos, bonificação, tudo o que for possível.
Conheça o mercado
Uma dos processos mais importantes para melhorar a gestão da sua franquia é estudar o mercado. Isso inclui: conhecer seus concorrentes, o comportamento dos consumidores e potenciais clientes. Qual a melhor forma de se comunicar com eles, as novidades do mercado, entre outros aspectos.
Uma atitude muito válida é procurar conhecer outros franqueados que estão há mais tempo no mercado. Bater um papo amigável e conhecer os desafios pelos quais ele passou e como funciona a gestão de sua franquia. Esta pessoa já tem uma vivência mais ampla e poderá te ajudar muito com suas experiências.
Boali News- Ouça o podcast e entenda um pouco mais de empreendedorismo e gestão de franquias.
Não descuide do padrão de qualidade
Toda marca tem um padrão de qualidade a ser seguido, nunca descuide deste padrão! Siga o manual da marca, mostre aos seus funcionários a importância de manter um padrão, é desta forma que a sua franquia vai se destacar. Imagine que um cliente frequente duas franquias da mesma marca em uma mesma cidade, e cada uma possui um padrão de qualidade diferente. Uma tem um atendimento excelente e a outra razoável, é muito provável que o cliente comece a frequentar somente a do padrão excelente. Pense nisso e siga o modelo da marca que escolheu investir.
Para estar sempre por dentro do mercado de franquias, continue acompanhando nosso Blog e a página do Linkedin.