Em uma sociedade tão dinâmica como a que vivemos percebemos cada vez mais pessoas estressadas e desmotivadas em sua vida profissional, como gerar motivação no trabalho? Afinal, o trânsito diário, as longas jornadas de trabalho e um mercado de trabalho tão competitivo podem gerar níveis de estresses maiores do que estamos acostumados.
E isso pode impactar significativamente o nosso crescimento profissional, já que provavelmente esse “cansaço” vai refletir em nosso desempenho. Pensando nisso, a Universidade Boali separou algumas dicas importantes para ajudar você a se manter motivado no trabalho, priorizando a sua carreira profissional e acelerando o seu crescimento.
#1 – Metas para motivação no trabalho
Sabemos que em algumas empresas, os líderes colocam metas individuais ou departamentais para melhorar a produtividade e premiar os colaboradores por superarem sua capacidade. É muito importante que você esteja alinhado com essas metas e que elas sejam alcançáveis por você. Ser reconhecido por atingir uma meta além de uma premiação tradicional, significa um novo aprendizado no trabalho, e que você conseguiu progredir no seu desempenho, trazendo maiores resultados profissionais para você e para sua empresa, além de motivação no trabalho.
Procure planejar sua meta mensal junto ao seu gestor e monte junto a ele um planejamento para alcançar esse objetivo. Atingir metas e ser reconhecido com certeza vai melhorar sua satisfação pessoal, além do reconhecimento dentro da sua empresa.
#2 – Invista em capacitação extra
Ninguém entende 100% de alguma coisa. Devemos sempre estar atualizados com nosso conhecimento nas funções que exercemos dentro de uma empresa. Procure investir em treinamentos e cursos que agreguem conhecimento para as atividades que você realiza. Isso, além de ajudar a melhorar seu desempenho nas tarefas, vai possibilitar ensinar outros colegas de trabalho a ganharem mais eficiência, e se sentirem mais motivados no trabalho.
Estudos mostram que ensinar alguém reforça o conhecimento adquirido, além de gerar uma grande satisfação pessoal por quem o realiza e manter motivado no trabalho. Portanto, alinhe com seu gestor cursos técnicos e treinamentos que você possa participar e invista no seu conhecimento profissional. Além de tudo, quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será alcançar as metas propostas para você e seu departamento.
#3 – Crie relacionamentos para se manter motivado no trabalho
Conheça sua equipe de trabalho e comece a construir um relacionamento com eles. Um bom relacionamento com sua equipe vai gerar mais confiança entre vocês, e quanto mais confiança tiverem, maior será o comprometimento entre vocês, e maior a motivação no trabalho.
Procure sempre deixar um espaço aberto ao diálogo e seja transparente quando estiver acontecendo algo que atrapalhe o seu desempenho pessoal ou da equipe. Outro ponto importante do relacionamento é o fato de pedir ajuda quando for necessário. Pedir ajuda não significa ser inferior ou incapaz, mas sim em aprender algo novo e unir forças para alcançar um objetivo em comum. Em uma organização, os objetivos pessoais devem estar separados dos objetivos da empresa, e unir forças para alcançá-los pode trazer mais resultados rapidamente.
E você, gostou das nossas dicas? Fique à vontade para deixar seus comentários de como se manter motivado no trabalho nesse post, e compartilhe esse blog com seus amigos e colegas de trabalho. Não deixe de acompanhar outras dicas que a Universidade Boali disponibiliza para você. #PorUmMundoMaisBoali!