São Paulo 02 de Dezembro de 2021
Essa ideia surgiu em minha recente viagem para DUBAI. Uma cidade no meio do deserto que, além de ser atualmente o destino mais visitado por pessoas de todos os continentes, se transformou em um dos maiores HUBs de negócios do mundo.
Nesta viagem a Dubai visitei diferentes operações de alimentação, em especial voltadas ao fast-food saudável. A cada visita, me surpreendi ao encontrar um mercado maduro e ao mesmo tempo com operações muito mais pesadas e menos eficientes do que a nossa.
Foi aí que pensei: Por que estamos limitados ao Brasil? E respondi a mim mesmo: porque nós havíamos decidido crescer e ganhar mercado no BRASIL.
Perceber que os nossos limites são barreiras que colocamos em nossas crenças, é fundamental para que possamos aumentar a nossa barra. Como disse Jeff Bezos, fundador da Amazon, “o problema não é você ter sonho grande e fracassar, mas sim ter sonhos pequenos e alcançá-los”.
Com esta reflexão, surgiu a decisão:
Vamos exportar a marca, os modelos de negócio e o nosso sistema
de franquias, além é claro, do nosso maior patrimônio: a nossa CULTURA.
Ao tomar essa decisão, a primeira coisa que me veio à cabeça foi: preciso integrar novos talentos ao nosso time, para que possamos executar com velocidade essa escala. A partir daí, comecei a pensar nas pessoas que conheci nos últimos anos e que poderiam fazer parte desse novo momento da companhia. Então lembrei de uma negociação que havia acontecido no início desse ano, com a rede de alimentação sediada em Belo Horizonte, a Horta 31. A negociação não havia evoluído, mas a relação com as pessoas ainda estava intacta. Existia um respeito mútuo, além de muita admiração. Peguei o telefone e liguei para o mineiro e atleticano Luiz Gustavo.
Grande Luiz, tudo maravilha? Perguntei. Fala comigo Rodrigão, ele respondeu. Ali, percebi que estava ligando para o cara certo. Além de toda a história bem sucedida que ele havia construído com seu sócio Guilherme e seu irmão Cadu, o cara tinha uma energia incrível. E pra quem me conhece, sabe o quanto acredito na ENERGIA, né!?
A primeira negociação tinha um escopo diferente e eu já havia aprendido com ela, por isso fui direto ao ponto. Luiz, seguinte: estou te ligando para que possamos retomar a negociação, mas agora em um novo formato. Você consegue vir aqui na próxima semana?
Na semana seguinte o Luiz estava em Ribeirão Preto, cidade onde resido. Falamos sobre a vida, sobre nossas famílias, jogamos tênis – aliás, o esporte é paixão comum entre nós – até que entramos em nosso tema. Algumas horas depois, havíamos chegado a um acordo sobre o modelo de negócio para nossas marcas e hoje, 9 dias depois, estamos anunciando a compra da Horta 31 e a vinda desses 3 craques, Luiz Gustavo, Guilherme e Cadu, para o time BOALI.
Com esta aquisição, teremos sim, um crescimento importante da nossa rede, um ganho de escala e de mercado. Mas mais do que isso, ganhamos novos TALENTOS. E que irão construir, junto comigo, com o Victão, o Nandinho (o Príncipe), o Edu, e com cada um dos nossos talentos da família Boali, A MAIOR REDE DE FAST FOOD SAUDÁVEL DO MUNDO!
Agora são 5:02 do dia 02/12/21, e daqui a poucas horas vai começar o segundo dia do BOALI Innovation Week. Embora o nosso principal objetivo hoje seja anunciar essa aquisição, quero aproveitar para seguir o texto e escrever a minha primeira carta de final de ano, de muitas que virão, inspirado em meu amigo Jeff.
Reforço a cada dia o nosso propósito de universalizar o acesso à alimentação saudável, transformar hábitos e fazer o bem por meio da comida. Mas agora, quero expandir essa visão. Vamos pensar em uma plataforma de transformar hábitos, vamos aproveitar nosso movimento para evoluir com nosso ecossistema de uma vida melhor e mais saudável.
Para acelerar esse processo, continuaremos o processo de aquisição de outras empresas do segmento para que possamos ganhar presença em regiões onde ainda não ingressamos ou ainda somos pouco relevantes, além de reforçar o nosso time com novos talentos que possuam o famoso “skin in the game/ pele em jogo”.
Somos uma empresa onde a CULTURA é potencializada no comportamento do nosso time e da nossa rede de franqueados. Somos ousados, objetivos, ágeis, leais e inovadores e carregamos esses valores em nossa alma, com disciplina e cadência. Sabemos que fazer bem feito uma vez é fácil, mas fazer bem feito todos os dias é o que trará as grandes conquistas.
Fazer o Cliente Feliz é um projeto que iniciamos em 2021, e que se transformou em nossa maior promessa. Trabalhamos e continuaremos trabalhando diariamente para que a satisfação dos nossos clientes seja a mais alta possível, e para que possamos surpreendê-los com a nossa entrega de valor.
Em nossos passos, não somos perfeitos e não temos todas as respostas. Mas justamente por saber disso, nos fortalecemos a cada dia com cada aprendizado, com a generosidade e o espírito colaborativo da nossa rede, que carinhosamente, chamamos de família BOALI.
O crescimento da rede, fortalece a rede! Temos claro a necessidade de crescer com um time de pessoas com competências diferentes e complementares, mas com valores e crenças similares. Somos apaixonados pelo que fazemos e sabemos que não escolhemos o caminho mais fácil. O que estamos fazendo é transformador, e isso realmente dá um pouco mais de trabalho.
Correr riscos faz parte do nosso DNA. Sabemos que eles nos trazem mais emoção, mas também a capacidade de viver aquilo que ainda não foi vivido por outras empresas e pessoas. Para isso, estamos continuamente desenvolvendo a capacidade de liderança dos nossos talentos, que envolve nossas reuniões semanais aos programas de evolução pessoal, como os projetos “Aprender” e “Mentoria”, nos quais trabalhamos a auto evolução, curiosidade, paixão por aprender e confiança.
Nosso crescimento está pautado por nosso propósito, nossos valores e nosso comprometimento contínuo de evolução. Acreditamos no poder de testar, iterar, validar e repetir para escalar e assim, nos tornaremos a maior e melhor rede de fast-food saudável do mundo!
Depois de 30 meses sem fechar nenhuma operação e atingindo o número de 25 unidades abertas neste período, iremos encerrar algumas operações por motivos de custo de ocupação ou ineficiência operacional de gestão. Apesar de lamentarmos os encerramentos, sabemos que faz parte do processo. Nos orgulhamos muito do resultado que tivemos neste período difícil de pandemia, o qual trouxe imensos desafios ao varejo, franchising e Food Service.
Em 2022, focaremos em nossa EXPANSÃO no Brasil com novas operações orgânicas, e também aquisição de novas redes. No exterior, vamos iniciar por DUBAI e avançar nos países do Golfo. Também já iniciamos negociações com o continente Europeu, iniciando pelos países do Sul.
Outro pilar importante e determinante para o nosso crescimento é a área de PRODUTOS, e iremos colocar ainda mais energia na criação de novos itens e incremento constante do nosso portfólio, sempre pensando em combinar a felicidade dos nossos clientes com nossa eficiência operacional. Vamos focar também na evolução do desenvolvimento dos produtos proprietários, projeto iniciado em 2020, e que vai levar nossas delicias a outros canais do varejo. Queremos que nossos produtos cheguem nas casas dos nossos clientes através de diversos canais, para que possam fazer parte cada vez mais do seu dia a dia. Em 2021 lançamos nosso Kombucha, e em 2022, nossos Molhos e a Linha de Congelados prometem movimentar o mercado.
Por fim, EDUCAÇÃO. Em 2019, criamos a Universidade BOALI, uma iniciativa que veio da nossa paixão por aprender e vontade de multiplicar novos líderes e talentos. Liderada pelo nosso professor Douglas, ela tem qualificado e formado nossos times por todo o Brasil e apoiado de forma importante o trabalho do nosso time de operações liderado pela Ana e diariamente implantado pelos geniais Anderson e Robert.
Quero aqui, agradecer cada um dos nossos talentos e citar aqueles que ainda não foram citados: Elaine, Bianco, Mário, Léo, Kobal, Déborah, Lucas e Bruna. Também agradecer aos nossos conselheiros Fabio, Maíra, Simone, Marcelo e Hugo, assim como cada um dos nossos franqueados que com a sua confiança vamos escalar e BOALIZAR o mundo!
Aqui, damos mais um passo, rumo a maior rede de fast-food saudável do mundo!
Com carinho,
Rodrigo Barros
02/12/2021
Desejo muito sucesso à Boali nessa empreitada imensa e desafiadora.
Você representa um marco na história da Boali .
A perda de algumas operações, não custa lembrar, é uma grande oportunidade para aprender e crescer ainda mais de forma consistente.
Grande abraço e obrigado por tudo.
Sonhar grande e planejar maior ainda, sempre com um pé no presente, na produtividade e na rede de franqueados nos enche de alegria e certeza de um futuro de sucesso.
“Pés no chão, cabeça nas estrelas”… Se sonharmos grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, sonhemos grandes para atingirmos resultados extraordinários… Parabéns Rodrigo pelos desafios! E muito SUCESSO a BOALI!