Veganismo e vegetarianismo tem conquistado cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas

A preocupação com a saúde e o bem-estar é uma constante na vida do brasileiro. Com isso, hábitos mais saudáveis – e conscientes -, estão cada vez mais presentes no cotidiano da população, especialmente no prato. De acordo com uma pesquisa do Ibope, coordenada pelo The Good Food Institute Brasil (GFI) com 2 mil participantes, quase metade afirma ter diminuído o consumo de carne nos últimos 12 meses.

O veganismo e o vegetarianismo são práticas que excluem parte ou todos os produtos de origem animal da alimentação e cada vez mais pessoas têm se interessado sobre este modo de viver, seja por questões éticas, ambientais, de saúde ou até por curiosidade e às vezes modismo. Conforme o site Mapa Veg, que vem sendo construído desde 2012 como uma espécie de censo on-line, o Brasil tem 28.358 pessoas seguindo esses estilos de vida, além de mais de 2.500 simpatizantes.

#SegundaSemCarne

Quem simpatiza com o veganismo e o vegetarianismo, e gostaria de começar a reduzir o consumo de carne muitas vezes segue ou apoia o movimento da Segunda Sem Carne. Organizado no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira, essa campanha busca reduzir o consumo de alimentos de origem animal ao menos uma vez na semana e difundir os benefícios dessa redução.

 

Entenda diferença entre os tipos de vegetariano

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), os vegetarianos podem ser classificados em quatro categorias, além do veganismo. Entenda as diferenças entre elas:

Ovolactovegetarianismo: consome ovos, leite e laticínios na sua alimentação.

Lactovegetarianismo: consome leite e laticínios na sua alimentação.

Ovovegetarianismo: consome ovos na sua alimentação.

Vegetarianismo estrito: não consome nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

Veganismo: não consome nada de origem animal, desde alimentos até vestuário, produtos de beleza, entretenimento, entre outros.

É importante reforçar que, nutricionalmente, esta opção alimentar é completamente possível, porém, ao optar por ela é importante saber que alguns cuidados com a alimentação deverão ser tomados, como controlar a quantidade dos carboidratos refinados, assim como aumentar o consumo de grãos e leguminosas, por exemplo..

Tá, mas onde encontrar opções vegetarianas e veganas?

Na Boali, claro! Por aqui temos diversos pratos saudáveis e nutritivos para quem não come carne.

Com muitos estabelecimentos fechados por conta da quarentena imposta contra o novo coronavírus, encontrar um restaurante que sirva opções sem produtos de origem animal não tem sido uma tarefa tão fácil. Mas uma ferramenta lançada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) promete facilitar esta busca.

Utilizando o GoogleMaps, a plataforma Onde Tem Opção Vegana reúne mais de 3,2 mil estabelecimentos em todo o país que oferecem ao menos um prato vegano entre as alternativas. O mapa também permite identificar os “Embaixadores da Segunda Sem Carne”, que oferecem descontos e promoções e outros benefícios todas as segundas-feiras, além de sugestões.

O recurso pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador com acesso à internet, por meio do site.

Foto: reprodução

2 Responses
    1. Boali Brasil

      Olá, Mariangela. Agradecemos a sua mensagem. Você recebe os nossos e-mails semanalmente? Em nossa home tem um cadastro que você pode preencher e receber todas as nossas novidades 🙂

Deixe um comentário

Oi, envie Quero Boalizar para começar