Pitaya: saiba tudo sobre os benefícios deste superalimento poderoso

A pitaya, também conhecida como a fruta do dragão (ou, dragon fruit) por conta da sua aparência, tem origem na América Latina e vem ganhando força aqui no Brasil, principalmente entre as pessoas preocupadas em manter uma alimentação mais saudável.

Rica em fibras, essa fruta tropical tem poder antioxidante, pois ajuda no funcionamento das células, na digestão e na pressão. Além disso, ela também auxilia no combate à anemia, já que também é rica em vitaminas e minerais. Outro ponto forte é que ela é pobre em calorias, sendo uma ótima opção de fruta para se comer durante uma dieta.

É possível consumi-la de diversas formas, seja como fruta mesmo ou como sucos [na Boali você encontra o Suco de Pitaya Fresh], vitaminas, geleias ou sorvetes, por exemplo.

Esta fruta tropical é bastante nutritiva e possui diversos benefícios para a saúde:

Rica em Ferro – Contribui para a redução do cansaço e fadiga, para a formação normal de glóbulos vermelhos e de hemoglobina, essencial para o transporte de oxigénio pelo organismo e contribui também para o normal funcionamento das defesas do organismo (sistema imunitário);

Rica em Vitamina B3 (niacina) – Ajuda a manter uma pele saudável e normal e regula também a função psicológica e funcionamento do sistema nervoso;

Rica em Fibras – Contribui para a saúde intestinal e promove a sensação de saciedade.

Por outro lado, destaca-se a presença de vitamina C, vitaminas do complexo B e de minerais como o cálcio e o fósforo.

Estudos revelam: consumir pitaya faz bem a saúde

Estudo desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical mostrou que a pitaya possui potencial para auxiliar no controle do colesterol, da glicemia e da ansiedade. Segundo exames laboratoriais realizados com animais, a fruta foi eficaz na redução do colesterol total, do LDL e dos triacilgliceróis e na elevação do HDL (“colesterol bom”).

Em animais diabéticos, as doses de 200 mg/kg e 400 mg/Kg mostraram atividades farmacológicas promissoras, reduzindo a glicemia. Os testes demonstraram efeito ansiolítico e ausência de toxicidade nas concentrações avaliadas. A Embrapa afirma que os resultados são promissores, pois contribuem para a manutenção da saúde.

Imagem: reprodução

 

12 Responses
    1. Eduardo

      A Pitaya tende a ser a rainha das frutas, porém as pessoas precisam aprender ainda como degusta-las, na forma natural e sucos, pricipalmente.
      São múltiplas variedades e diferentes sabores.
      Tenho visto no mercado pitayas ainda não totalmente maduras. Isso confunde o consumidor que não tem uma boa experiência e pode não voltar a consumir novamente

  1. Marlene Carvalho Ribeiro!!!🤝 gratidão

    Eu comecei a comer pitaya ontem achei uma fruta muito deliciosa pitaya para mim é uma fruta sensacional fundamental para o meu bem estar eu comi uma pitaya e confesso que eu já senti um grande desempenho sobre a minha saúde graças a Deus.

  2. Roziane Valença

    Eu comi Pitaya e gostei muito, muito suave o sabor. Só o preço é que ainda não está muito bom no mercado. Será que é bom no Tratamento de Esteatose hepatica ???

  3. Celsa maria de Azevedo

    Estou consumindo a pitaya toda noite antes de dormir e minha diabete era 260 e 300 em jejum hoje tá 82 120 depois do consumo da pitaya a noite antes de dormir

  4. Valéria

    Sou totalmente ressecada, meu intestino não funciona regularmente, comecei a consumir a Pitaya e me surpreendi, o intestino funciona como um relóginho. Estou amando.

Deixe um comentário

Oi, envie Quero Boalizar para começar