Ter uma alimentação saudável não é sinônimo de uma dieta chata e repleta de restrições. Pelo contrário, significa incorporar uma variedade de alimentos altamente nutritivos a refeições balanceadas e que garantam o bom funcionamento do organismo.

alimentação saudável é a melhor maneira para emagrecer, fortalecer o sistema imunológico (e hoje, em meio à pandemia, isto é mais necessário do que nunca, né?), aumentar a qualidade de vida, ter mais disposição e melhorar o sono. E como começar uma vida mais saudável? Você sabe o que comer para obter todos esses benefícios?

Segundo a nutricionista Viviane Bonavitta é muito importante entender o que é uma alimentação saudável e qual sua importância para a saúde; saber quais são os alimentos mais saudáveis e fontes de macronutrientes e micronutrientes; e consumir as quantidades recomendadas.

É possível adotar uma alimentação saudável mesmo com uma rotina agitada. A Boali, por exemplo, oferece comidas nutritivas e saborosas para quem prioriza o bem-estar. Neste post, você vai aprender como ter uma alimentação saudável e receber um guia de dez passos para se alimentar bem!

Melhorar os hábitos diários para uma alimentação saudável não é algo impossível como muitos acreditam. Seguindo apenas dez passos, é possível promover uma alimentação saudável que, aliada à prática de atividade física, melhora a qualidade de vida e evita doenças.

O Guia Alimentar – Como ter uma alimentação saudável, publicado pelo Ministério da Saúde, recomenda que, diariamente, o brasileiro:

1) Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches por dia. Não pule as refeições;

2) Inclua seis porções do grupo de cereais (arroz, pães e massas), tubérculos (batatas) e raízes (mandioca) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;

3) Coma pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;

4) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. É uma combinação completa de proteínas;

5) Consuma três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. É mais saudável retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação;

6) Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gordura trans;

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas;

8) Diminua a quantidade de sal na comida. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal, como hambúrguer, salsicha, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos;

9) Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;

10) Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro dos limites saudáveis.

Dicas para ter um cardápio saudável e saber o que comer

Depois de aprender tudo isso sobre alimentação saudável, é hora de partir para a prática e escolher os ingredientes certos. Segundo pesquisa da Euromonitor, 28% dos brasileiros acham importante consumir alimentos de alto valor nutricional e manter uma alimentação saudável. Outro dado é que 22% da população prefere comprar alimentos naturais e sem conservantes.

A Boali se destaca no setor de alimentação saudável. O cardápio da rede conta com alimentos ricos em nutrientes, entre alguns deles tortilhas integrais, carne, frango, salmão, quinoa, falafel, proteína vegetal – tudo isso distribuído em deliciosas opções de saladas, wraps, burritos, bowls, (quentes e naturais), sucos e sobremesas.  Os clientes têm a sua disposição refeições que os ajudam a manter uma alimentação saudável e balanceada em diversos períodos do dia um preço acessível e de maneira rápida e eficiente.

Deu vontade de algo saudável?

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Foto: Reprodução

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